COLOCAÇÃO DE PISOS: PERGUNTAS E RESPOSTAS05/05/2020





Depois de escolher o piso, o próximo passo é ver ele já no chão da sua casa. Para estar lá, lindo e maravilhoso é preciso colocar o piso e é aí que surgem algumas dúvidas. 
 
Vamos lá:
 
O que é contrapiso e para que serve?
 
O contrapiso nada mais é que uma argamassa de regularização que prepara a superfície para receber o piso escolhido. Essa argamassa é aplicada sobre a base de concreto ou laje e permite regularizar a base, direcionar as caídas para ralos, executar caimentos, melhorar a acústica dos ambientes e embutir instalações.
 
Como verificar se a base está preparada para receber o contrapiso?
 
Primeiro, verifique se a superfície está livre de resíduos de materiais de construção e bem limpa. Verifique se tem fissuras ou rachaduras, buracos ou desníveis acentuados. Também analise se tem partes soltas ou de má qualidade, nesse caso, elas devem ser refeitas antes da aplicação do contrapiso.
 
Que cuidados devem ser tomados antes de iniciar a colocação dos pisos?
 
Deve-se verificar se o contrapiso está nivelado, sem esfarelamento, fissuras ou manchas. O contrapiso deve estar bem limpo, livre de poeiras ou outras sujeiras que possam interferir na aderência da argamassa de assentamento do piso. Também é essencial verificar a nivelação do piso para não interferir na instalação das portas. No banheiro e cozinha é importante impermeabilizar o contrapiso para evitar infiltrações pelo rejunte ou até pelo revestimento.
 
Como não errar no nível do piso acabado?
 
Para isso é preciso pensar nos caimentos e na espessura da argamassa necessária para cobrir as tubulações embutidas. A espessura do piso dependerá do revestimento escolhido. Mas lembre-se que o nível final não pode interferir na abertura das portas ou criar desníveis entre os ambientes.
 
Como fazer a paginação do piso?
 
Escolha o piso e verifique as dimensões. Utilize uma planta com o desenho do ambiente e faça estudos em locais diferentes, analisando onde vão ficar os recortes nas peças de piso e que tipo de paginação evita perdas. Para que os recortes fiquem escondidos, comece a paginação com uma peça inteira na porta da entrada, assim o recorte ficará próximo às paredes, onde provavelmente terá algum móvel.
 
Quanto de piso deve ter de sobra para as perdas na colocação?
 
Na colocação tradicional, perde-se 10% de material, em média. Já na colocação diagonal a estimativa de perda é de 15%. Mas os números variam de acordo com o tipo de piso, por isso, sempre verifique com o fabricante.
 
Qual a diferença de argamassa e rejunte?
 
A base deles é a mesma. O que muda é a proporção dos ingredientes e a adição de novos de acordo com o objetivo proposto: estético, aplicabilidade ou local de uso. Mas dito de maneira simples:
 
Argamassa: tem como objetivo principal assentar o revestimento. Por isso precisa ter maleabilidade para lidar com variações de temperatura, por exemplo.
 
Rejunte: dá acabamento e protege a argamassa de agentes externos. Também tem função estética, pois é encontrado em diversas cores e texturas, permitindo resultado diferentes.
 
Qualquer argamassa e rejunte serve?
 
Não. Existem vários tipos de argamassa e de rejunte no mercado. Escolher o tipo certo para o seu piso garantirá um assentamento perfeito, impedirá infiltrações e evitará que o piso se descole, trinque ou rache.
 
Como definir a espessura do rejunte?
 
A espessura do rejunte vai além da parte estética. Ela varia de acordo com o produto assentado. Por isso, sempre leve em conta a recomendação do fabricante do piso.
 
Quanto tempo leva entre a argamassa e o rejunte?
 
O processo de assentamento e de rejunte é variado, tudo dependendo da marca e produtos escolhidos. Durante muito tempo era usada a regra das 72 horas. Ou seja, era preciso esperar 72 horas entre um processo e outro. Mas, como tudo evolui, é possível encontrar argamassas que demandam apenas 3 horas entre assentar e rejuntar.
 
Essas são as principais dúvidas que as pessoas têm sobre a colocação de pisos. Pode ser que surjam outras ainda durante o processo da construção ou reforma da sua casa.
 
Mas de uma coisa você pode ter certeza, pensou em construir ou reformar, pensou em Construcasa Bordignon! Acesse nosso site e confira nossos produtos.
 

E mais...




Produto adicionado ao orçamento!   Ver Orçamento
WhatsApp