COMO ESCOLHER OS BTUS PARA AR CONDICIONADO14/09/2020





Antes que o calor do verão chegue com tudo, devemos nos preparar para a estação mais quente do ano. E que atire a primeira pedra quem não ama ficar num ambiente climatizado durante o verão!
 
Mas verdade seja dita, existem tantos modelos de ar condicionado que pode parecer uma missão difícil escolher o modelo ideal para cada cômodo. Pensando nisso, a Construcasa Bordignon decidiu te ajudar nessa missão!
 
De olho nos BTUs
 
 
Com certeza você já deve ter escutado que antes de comprar um ar condicionado, deve analisar os BTUs. Mas o que é BTU?
 
É uma sigla em inglês para British Thermal Unit ou Unidade Térmica Britanica, ou seja, uma medida que determina a potência de refrigeração do aparelho e que varia de acordo com a metragem do espaço. De maneira simples, quanto maior o número de BTUs, mais potente é o ar condicionado.
 
Como calcular o BTU do ar condicionado
 
Para calcular o BTU, devemos pensar no tamanho do ambiente, pois são necessários entre 600 e 800 BTUs por metro quadrado. Se o ambiente não tiver incidência de sol use a base de 600 BTU, mas se o ambiente tiver raios de sol diariamente use a base de 800BTUs.
 
O próximo passo é medir o cômodo em que irá instalar o ar condicionado. Outro fator a levar em conta é a quantidade de pessoas que frequenta o local. O recomendado é somar 600 BTUs (ou 800, caso tenha incidência de sol) a cada usuário adicional ao espaço.
 
Está achando difícil? Vamos exemplificar:
 
Digamos que sua sala não tem incidência de sol, possui dimensões de 15m2 e o uso será de duas pessoas: (600 x15) + 600 = 9600. Sabendo esse valor, procure um aparelho que comporta essa capacidade e assim terá a certeza de um ar condicionado na medida certa. 
 
Para facilitar ainda mais, veja essa tabela que exemplifica esses dados:
 
 
Fatores que interferem no resultado final
 
Quantidade de aparelhos eletrônicos: esses aparelhos aquecem o ambiente e, caso tenha muitos no local, considere adquirir um modelo mais potente.
 
Janelas e cortinas: as janelas permitem a entrada de calor, enquanto as cortinas minimizam o aquecimento.
 
Tipo e quantidade de lâmpadas: as lâmpadas incandescentes produzem mais calor no ambiente quando comparadas às fluorescentes. 
 
Região que você mora: dependendo do clima da sua região, considere adquirir um equipamento um pouco mais potente devido ao calor intenso.
 
A cada fator externo, adicione mais 600 BTUs ao resultado anterior.
 
 
Outra dica importante é escolher modelos de ar condicionado com o Selo Procel de Economia de Energia com classificação A ou B, pois eles garantem uma economia a mais na conta de luz.
 
Agora que você sabe como calcular os BTUs, está pronto para comprar o ar condicionado ideal e enfrentar com tranquilidade o calor do verão.
 
Está pensando em construir ou reformar? Venha para Construcasa Bordignon!
 

E mais...




Produto adicionado ao orçamento!   Ver Orçamento
WhatsApp