HORA DAS TORNEIRAS 11/05/2020





Chegou o grande momento: escolher os modelos de torneiras. Afinal são tantas opções... Mas para que essa escolha seja mais fácil, vamos explorar mais o tema da escolha das torneiras.
 
Torneira para cozinha ou torneira para banheiro?
 
Essa pergunta é simples. Cada uma tem seu lugar específico e não se permite trocas ou confusão.
 
Torneira para cozinha: As tarefas executadas na pia da cozinha exigem um espaço confortável para lavar tanto os alimentos como as louças. Por isso verifique se tem espaço suficiente para lavar panelas e louças maiores. Também é importante haver uma distância de pelo menos 30 cm de altura entre a bica onde sai a água e a bancada da pia, independente se a torneira é fixada na parede ou na bancada.
 
Torneira para o banheiro: lembre-se que o tamanho da torneira para banheiro deve ser proporcional à cuba escolhida e o jato deve ser direcionado ao centro do ralo da cuba. Veja se cabe sua mão, para que não escorra água pela lateral da pia pelo fato de a torneira estar muito no canto da cuba.
 
Torneira simples, misturador ou monocomando?
 
O misturador só é necessário se for usar água quente e água fria. Se não for o caso, não é necessário. Vamos entender melhor as diferenças entre as torneiras:
 
Torneira simples: é o tipo mais convencional e possui apenas um registro que controla a saída de água. O seu uso é restrito apenas à saída de água fria.
 
Misturador: permite a saída de água quente e fria da torneira de forma individual ou misturando as duas temperaturas. A instalação apresenta dois registros, e cada um controla uma das temperaturas separadamente. Assim, poderá abri-las separadamente ou as duas ao mesmo tempo.
 
Monocomando: é um tipo de misturador, com a diferença de que conta com apenas uma alavanca para o controle da saída de água fria e quente. Dependendo do movimento, a água sai fria ou quente.
 
Torneira de parede, de bancada, de piso ou de teto?
 
O encanamento da casa definirá o modelo de torneira a usar, já que no projeto deverá conter se o encanamento estará preparado para fixar a torneira na parede ou se será abaixo da pia. Verifique na embalagem se o modelo que você escolheu é para ser instalado na parede ou na bancada. Mas vamos conhecer melhor esses modelos:
 
Torneira de bancada: também conhecida como torneira de mesa. São as mais tradicionais utilizadas no mercado. Apresentam como vantagem o custo baixo e a grande variedade de alturas disponíveis, permitindo escolher o modelo mais adequado com as características da cuba escolhida.
 
Torneira de parede: são utilizadas em pias que apresentam maior altura, como as cubas de apoio. Esse modelo permite que a bancada seja uma peça inteira. São uma ótima opção para banheiro e pias de cozinha pequenos, pois otimizam o espaço da bancada.
 
Torneira de piso: esse modelo está ganhando espaço em projetos ousados e com design diferenciado. Esse tipo de torneira requer instalação hidráulica específica e modelos especiais de lavatórios. 
 
Torneira de teto: também são modelos ousados com design arrojado. Requerem instalação hidráulica especial, já que a torneira será fixada no teto ou forro. São indicadas para projetos ousados.
 
Torneira de bica alta ou baixa?
 
Torneira de bica alta: a bica da torneira se refere à altura da peça. As torneiras de bica alta são indicadas para cubas que apresentam maior altura. O segredo é sempre buscar manter uma distância adequada e confortável entre a cuba e a torneira, evitando respingos e desconforto físico no seu uso.
 
Torneira de bica baixa: são recomendadas para cubas mais baixas. Por ter menos altura, esse modelo conta com a vantagem de evitar respingos.
 
Torneira de metal ou de plástico ABS?
 
Torneira de metal: o miolo pode ser feito de liga de cobre, de zinco ou de aço inoxidável e até de latão. O latão é o mais resistente à corrosão. O acabamento externo mais resistente e mais comum é o cromado.
 
Torneira de plástico ABS: também chamado de plástico de engenharia, possui cor branca, mas permite receber pintura metalizada. Esse modelo costuma apresentar menor custo, mas também são menos resistentes.
 
Mais do que estética, zele pela segurança e qualidade da torneira escolhida. Dê preferência para marcas de confiança e que disponham de assistência técnica, assim evitará futuros inconvenientes.
 
Agora que você conheceu os modelos e tipos de torneiras, venha conferir os modelos disponíveis na Construcasa Bordignon!
 
 

E mais...




Produto adicionado ao orçamento!   Ver Orçamento
WhatsApp