ILUMINAÇÃO SUSTENTÁVEL05/10/2020





A sustentabilidade é um assunto que tem atraído o interesse das pessoas no mundo todo. Mas não é só um tema de debate que está de moda, é uma questão de consciência, que deve ser aplicado em vários aspectos da nossa vida. E isso inclui a iluminação!
 
A iluminação sustentável, ou iluminação verde, é um conceito que surgiu com o objetivo de oferecer novas alternativas para gerar energia de maneira limpa, promovendo a redução dos gastos e diminuindo os impactos no meio ambiente.
 
Pensando nisso, confira cinco dicas para adotar a iluminação sustentável na sua casa:
 
Troque as lâmpadas comuns por lâmpadas LED
 
Esse é um dos pontos altos da iluminação sustentável. Mesmo que a princípio as lâmpadas LED custem mais caro, elas possuem uma vida útil mais longa e chegam a economizar até 85% a mais do que uma lâmpada comum. Esse fato mostra que a lâmpada LED gera um consumo de energia a longo prazo.
 
Além disso, as lâmpadas LED não precisam esquentar para funcionar. Isso significa que emitem uma quantidade mínima de raios ultravioleta, o que acaba contribuindo para sua saúde e a do meio ambiente.
 
Invista em recursos inteligentes
 
Existem alguns recursos que ajudam a economizar o consumo de energia na casa. Um desses recursos é o sensor de presença. São instalados em áreas comuns e acionados apenas quando passa alguém por essas áreas. Após alguns segundos que a pessoa deixa o espaço, a luz se apaga. 
 
Outro recurso inteligente é um dispositivo conhecido como “Dimmer”. Ele controla a intensidade da luz dos ambientes. Geralmente é instalado em salas de TV e quartos.
 
Valorize a iluminação natural
 
Valorize ao máximo a iluminação natural durante o dia. Para isso deixe as cortinas, janelas e portas abertas sempre que possível. Desenvolver esse hábito ajudará a diminuir o uso de luz artificial sem necessidade.
 
Instale um painel solar
 
Se a sua casa possui boa incidência solar, seria bom pensar na possibilidade de instalar painéis solares. Embora no começo é preciso investir em equipamentos, a economia gerada a longo prazo compensa o valor investido. Sem mencionar que é uma maneira sustentável de usar a energia.
 
Prefira cores claras
 
Pintar as paredes com cores claras ajuda e muito a diminuir o consumo de energia. Isso porque a necessidade de luz artificial é diminuída quando se usa tons claros em espaços internos, pois eles refletem os raios solares de forma mais eficaz.
 
Agora que você já sabe como deixar sua casa mais sustentável e econômica, dê uma passada na Construcasa Bordignon!

E mais...




Produto adicionado ao orçamento!   Ver Orçamento
WhatsApp