ATENÇÃO NO ASSENTAMENTO DE PISOS08/03/2021





Chegou o momento de assentar o piso e essa não é uma tarefa tão simples. O assentamento do piso é uma tarefa que exige planejamento e atenção redobrada com os detalhes para ter um acabamento perfeito. 
 
Saber disso já destaca a importância de contar com mão de obra especializada, além de adquirir materiais com qualidade. Mas existem outros cuidados essenciais para assentar o piso corretamente.
 
Planejamento e medidas
 
 
Quando for planejar o assentamento do piso, pense na área exata que irá cobrir com as peças. Isso é importante porque essa área precisa estar preparada corretamente para não ocorrer problemas com o alinhamento depois. 
 
É nesse momento em que irá definir o layout que pretende seguir: se as peças serão assentadas em diagonal, intercalado, retilíneo, etc. Lembre-se que esse efeito é o grande responsável pelo efeito visual que os pisos criarão no ambiente.
 
Tenha a medida exata do local onde os pisos serão assentados. Dessa forma, não corre o risco de comprar peças a menos ou em excesso. O ideal é comprar um pouco a mais como garantia de algum imprevisto. Esse piso extra pode ser útil quando for necessária alguma manutenção ou a troca de alguma peça que foi quebrada.
 
Outro ponto importante é redobrar a atenção com a primeira peça assentada. Ela deve ser inteira, pois ficarão completamente visíveis no ambiente. Deixe os recortes para os locais mais escondidos, como atras da porta, por exemplo.
 
Espaço e ferramentas adequadas
 
 
Tendo concluído o planejamento, é hora de preparar o local da instalação. Retire todos os móveis e objetos, deixando a circulação livre. Os rodapés também devem ser retirados. 
 
Com relação as ferramentas, não dá para adaptar. É necessário estar de posse das ferramentas adequadas para assentar o piso. Isso garantirá a funcionalidade do acabamento e o resultado positivo. Insistir em usar outras ferramentas, pode gerar prejuízo e retrabalho.
 
Quais são as ferramentas necessárias? Um cortador de piso professional ou uma serra circular. Sempre uso os EPIs (equipamentos de proteção individual) ao manusear essas ferramentas. Também é preciso ter uma desempenadeira dentada de aço e um martelo de borracha, além de cruzetas de plásticos. 
 
Limpeza do contrapiso
 
 
Vamos começar a preparar o contrapiso? Essa é uma etapa importante que deve ser realizada com muito cuidado. O contrapiso precisa estar bem limpo, sem poeira, restos de tinta ou de madeiramento.
 
Para limpar o contrapiso, utilize uma escova de aço e finalize com uma vassoura tradicional. Limpar corretamente permite que a argamassa fique bem fixada nas peças, garantindo um acabamento impecável e alinhado.
 
Em contrapisos novos, basta preparar o contrapiso e cuidar do nivelamento para assentar as peças. Já em casos de reforma, é necessário remover todo o piso antigo e preparar novamente a base. Se esse for o caso, tenha cuidado para que todas as sobras do material anterior sejam retiradas, deixando o contrapiso seco, firme e limpo.
 
Outra opção é fazer piso sobre piso utilizando a argamassa correta e fazer a limpeza completa no piso antigo para receber o piso novo.
 
Materiais de qualidade
 
 
Vamos ser sinceros, não adianta ter as ferramentas certas, mas escolher materiais de qualidade duvidosa... Por isso, na hora de escolher o piso, argamassa e cimento, opte por materiais de primeira linha. 
 
Eles até podem sair um pouco mais caro a princípio, mas a longo prazo resultam em economia. Quer um exemplo? Quando se escolhe uma argamassa de qualidade, evita que as peças se soltem e diminui as chances de reparos futuros. 
 
Orientações do fabricante
 
 
Sempre siga as recomendações do fabricante quando for assentar o piso. Observe as especificações das peças e dos materiais auxiliares, como a indicação da argamassa. 
 
Outra dica importante é sempre estar com o verso da peça limpo e livre de pó. O ideal é sempre escovar a parte traseira das peças com uma escova de cerdas macias antes de iniciar a aplicação. Feito o assentamento, passe um pano seco e limpo por toda superfície, como se estivesse pressionando as peças para garantir a melhor fixação. 
 
Espere algumas horas antes de colocar os rodapés. Agora seu piso está pronto para a limpeza. Mas para isso, confira as instruções de limpeza recomendadas pelo fabricante. Isso garantirá a instalação uniforme, segura e impecável.
 
Gostou de saber sobre os cuidados na hora de assentar o piso?
 
Pensou em construir ou reformar? Venha para a Construcasa Bordignon!
 

E mais...




Produto adicionado ao orçamento!   Ver Orçamento
WhatsApp