BANHEIRO SUSTENTÁVEL: ESCOLHA PEÇAS QUE AJUDAM A NATUREZA21/09/2020





Talvez você já tenha ouvido falar em arquitetura sustentável. Na verdade, nada mais é do que aquela que utiliza os recursos de forma consciente em todas as etapas da obra e decoração
 
Está pensando em construir ou reformar o banheiro? O que acha de garantir a viabilidade econômica com um projeto inteligente e que permite manter os hábitos e práticas ecológicas no dia a dia?
 
Veja como ter um banheiro bonito, funcional e sustentável!
 
Planejamento
 
 
Todo projeto requer um bom planejamento. E no caso do banheiro sustentável, o objetivo é visar a redução do uso de energia, melhoria do conforto acústico e térmico, otimização do aproveitamento da água, minimização de resíduos e consumo consciente no dia a dia. 
 
Para isso, liste tudo o que deseja no seu banheiro sustentável, planeje a decoração, faça os cálculos para evitar desperdícios, programe a gestão de resíduos e crie estratégias.
 
Materiais sustentáveis
 
 
Toda obra causa um impacto ambiental e a proposta da arquitetura sustentável é diminuir esse impacto. Um banheiro requer uma grande variedade de peças e revestimentos. 
 
Nesse sentido, escolha produtos e peças com características atóxicas e que permitam a reciclagem no futuro. Para saber essas informações, basta fazer uma pesquisa rápida de como cada empresa produz e aproveita suas matérias-primas. É possível encontrar vários produtos sustentáveis que podem ser utilizados. Confira alguns:
 
Tijolo ecológico: a fabricação é feita por meio de prensagem, dispensando a queima. É um material mais barato e pode reduzir o custo da obra em até 40%.
 
Tinta ecológica: são formuladas com produtos naturais, não são toxicas e não contém petróleo em sua composição. Podem ser minerais, vegetais e as que possuem insumos animais. Essas tintas não causam danos à saúde, não poluem a atmosfera e permitem que a parede respire.
 
Revestimentos sustentáveis: no mercado existem cerâmicas e porcelanatos sustentáveis. Eles são duráveis, práticos e recicláveis.
 
Lâmpadas LED: fazem uma grande diferença na sustentabilidade e economia no dia a dia, pois geram uma economia que varia entre 40 e 80%.
 
Outros materiais: bambu, madeira de demolição e de reflorestamento, MDF, ecoplacas de cortiça e gesso, dispositivos de automação, ecomosaicos, etc.
 
Dispositivos de controle de vazão de água
 
 
Para evitar desperdícios de água instale dispositivos de controle de vazão de água.
 
Pia: substitua a torneira comum por uma com temporizador para limitar o tempo de vazão. Outra opção é equipar a torneira comum com um filtro arejador que reduz o consumo ao misturar ar no jato de água.
 
Chuveiro: adquira um modelo moderno e com baixo consumo ou instale uma peça reguladora de vazão.
 
Vaso sanitário: escolha uma válvula de descarga que contenha duplo acionamento. Assim você controla a quantidade de água a ser despejada para cada tipo de dejeto.
 
Decore com sustentabilidade
 
 
No seu banheiro sustentável aposte em móveis de madeira ecológica, luminárias de LED, cores neutras e aconchegantes. Use vidros no box e janela para valorizar a luz natural. 
 
E outro ponto muito importante, troque peças e equipamentos antigos. Isso ajuda a economizar e manter seu banheiro sempre sustentável. 
 
Agora que já sabe como ter um banheiro sustentável, venha para a Construcasa Bordignon!

E mais...




Produto adicionado ao orçamento!   Ver Orçamento
WhatsApp