BENEFÍCIOS DOS PRÉ-MOLDADOS PARA SUA OBRA14/12/2020





Existem muitas soluções construtivas inovadoras que trazem inúmeros benefícios para seu projeto. Uma dessas soluções são os pré-moldados, que substituem a alvenaria tradicional durante a construção da estrutura.
 
Quais são algumas das vantagens do pré-moldados? Eles otimizam os processos da obra, acelerando o trabalho no canteiro e proporciona redução de custos. Mas, vamos entender um pouco os pré-moldados.
 
Pré-moldados: o que são?
 
 
Os pré-moldados são estruturas modulares fabricadas a partir de um modelo de construção pré-definido e que devem ser encaixados na obra. Essa estrutura é construída por meio da colocação de concreto em um molde. Em seguida, vem o processo de cura da peça, que é feito em uma área controlada, visando garantir a qualidade do pré-moldado.
 
As instruções para construção de pré-moldados são dadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas na NBR 9062:2017. E uma vez que estão prontos, são submetidos à avaliação e à inspeção. Fiscais de órgãos competentes e profissionais da construtora são responsáveis por inspecionar os pré-moldados em lotes ou individualmente.
 
Vantagens dos pré-moldados
 
 
Custo: o concreto pré-moldado é um material barato. É claro que é preciso tomar cuidado e escolher um fabricante confiável, que entregue um produto de qualidade.
 
Velocidade na execução da obra: os pré-moldados agilizam os processos, sendo possível construir vários elementos ao mesmo tempo. E como esse processo é feito em outro local, é possível ganhar mais rapidez na execução da obra. Até mesmo é possível ter todos os elementos prontos antes mesmo de construir a base do projeto. É preciso apenas armazenar em um local adequado até o momento de encaixar na obra.
 
Entrega da obra no prazo: como ganha velocidade na execução do projeto é muito mais fácil de entregar a obra dentro do prazo. Pois usando os pré-moldados não irá enfrentar imprevistos como falta de materiais. 
 
Qualidade e durabilidade: a construção dos pré-moldados é feita seguindo os processos e diretrizes da ABNT, sendo haverá controle de qualidade no momento da avaliação e inspeção. Com um processo produtivo mais cuidadoso e preciso, os pré-moldados ganham mais durabilidade. Além disso, possuem resistencia mais alta do que os concretos usinados.
 
Versatilidade: os pré-moldados podem ser aplicados em todo tipo de projeto, pois estão disponíveis em várias cores e formatos. Esse fato permite a reprodução de peças com detalhes e acabamentos diferentes.
 
Sustentável: como são fabricados com matérias primas extraídas da natureza, produzem um menos impacto no meio-ambiente. Além disso, os pré-moldados podem ser reutilizados e/ou reciclados.
 
Pré-moldado x pré-fabricado: qual a diferença?
 
 
Podem até parecer sinônimos, mas não são. Veja as diferenças:
 
Modelagem: os elementos pré-moldados são produzidos em um local do próprio empreendimento e não em uma fábrica. Por isso, o controle de qualidade é um pouco menos rigoroso.
 
Estrutura do local de fabricação: os pré-moldados podem ser produzidos até no local da obra, em um ambiente próprio para a fabricação. Já as estruturas pré-fabricadas são produzidas em instalações industriais. E por isso, os processos são mais rigorosos para assegurar o padrão de qualidade das peças pré-fabricadas.
 
Inspeção minuciosa: os pré-moldados são submetidos à avaliação técnica, mas o pré-fabricados seguem processos mais precisos e rigorosos. Devem ser identificados com a data de produção, tipo de ação e concreto usado.
 
Como construir com segurança usando pré-moldados
 
 
O principal é garantir a segurança no canteiro de obras e na edificação. E nesse sentido, o foco deve ser em minimizar os riscos de acidentes e cumprir as exigências da legislação. Confira algumas dicas que podem te ajudar na condução da obra:
 
Faça o mapeamento dos riscos para minimizá-los: toda obra apresenta uma série de riscos visíveis e não visíveis. Por isso, é importante mapear esses riscos e tomar todos os cuidados possíveis para evitar acidentes. Outro ponto importante é isolar a área da obra e sinalizar todos os espaços.
 
Utilize materiais de qualidade na obra: pode parecer desnecessário falar isso, mas não custa reforçar. Quando escolhe materiais de construção de qualidade, as chances de se confrontar com problemas a longo prazo diminuem. O uso de pré-moldados já é uma escolha que prioriza a qualidade, pois é uma estrutura que diminui os riscos e garante maior durabilidade com baixo custo.
 
Mantenha o canteiro de obras limpo e organizado: foque na organização do canteiro de obras, pois isso minimiza os riscos e preza pela segurança de todos. 
 
Concluindo...
 
Os pré-moldados trazem muitos benefícios para a obra: durabilidade, velocidade, qualidade e precisão são alguns.
 
Com tantas vantagens, dá para entender por que os pré-moldados estão sendo amplamente utilizados em projetos.
 
Já pensou em usar pré-moldados na sua obra?
 
Pensou em construir ou reformar? Venha para Construcasa Bordignon!

E mais...




Produto adicionado ao orçamento!   Ver Orçamento
WhatsApp