CAIXA D’ÁGUA: TIPOS E IMPORTÂNCIA 13/04/2020





Quando nos envolvemos em um projeto de reforma ou construção, são tantos detalhes envolvidos que, às vezes, esquecemos outros aspectos importantes. Um desses “esquecidos” são as caixas d´água.
 
Sendo sinceros, são pouquíssimas pessoas que se preocupam com a caixa d’água. Por isso, resolvemos te ajudar. Como escolher a caixa d’água mais adequada para seu projeto?
 
Se você acha que basta olhar o preço e comprar, está se enganando. Essa não é uma missão tão simples assim, é preciso saber o volume apropriado de água para seu consumo, ver os tipos de materiais e outras questões.
 
Volume da caixa d’água
 
O primeiro passo é descobrir qual o volume de água necessário para o consumo de sua residência. A recomendação é de 150 litros diários por pessoa em casas e 200 litros em apartamentos. Também é ideal que a caixa seja capaz de armazenar água suficiente para dois dias. 
 
Vamos facilitar as coisas. Digamos que na sua casa vivam 4 pessoas. Realizando a conta de 4 (pessoas) x 150 (litros de água) x 2 (dias), o resultado será 1.200. A caixa d’água escolhida deverá ter a capacidade de armazenar 1.200 litros.
 
Local da instalação
 
Para garantir o bom funcionamento da caixa d’água, é preciso pensar no local mais apropriado e seguro para a instalação. Esse local deve ter a superfície nivelada, completamente lisa e que tenha fácil acesso para facilitar a manutenção e limpeza.
 
Sem mencionar que a estrutura deve ser capaz de aguentar o peso da caixa mais o peso da água. Lembre-se que cada 1.000 litros equivalem a 1 tonelada. Outro ponto é que o local deve ser alto para garantir a pressão da água.
 
Escolha do material
 
Existem caixas d’água de vários materiais, vejamos cada um:
 
Polietileno: são caixas leves, flexíveis e possuem proteção com os raios ultravioletas. O polietileno é feito com plástico à base de petróleo. E, assim como as caixas de fibra de vidro, também não apresentam grande resistência. Geralmente disponível na cor azul.
 
Fibrocimento com amianto: é um produto de alta durabilidade e econômico, mas não tão resistente a impactos. A verdade é que não há um consenso sobre a segurança no uso do amianto e se ele apresenta riscos à saúde. Alguns estados proíbem a comercialização de produtos à base de amianto. Verifique as normas em sua região.
 
Aço inox: apresentam grande durabilidade, são mais resistentes a impactos, fáceis de limpar, permitindo manter a temperatura da água mais fresca. A desvantagem fica no preço, costuma ser mais alto quando comparado as demais caixas. 
 
Acessórios e complementos
 
É melhor escolher caixas que possuam a tampa na versão click ou rosca, pois evitam o contato da água com insetos e sujeiras, sem mencionar que facilitam a instalação do reservatório. 
 
Entre os acessórios necessários estão o filtro, registro, boia, entre outros. É nessa hora que você deve pensar no sistema hidráulico da sua casa, bem como na manutenção e limpeza da caixa d’água.
 
Agora que você já sabe da importância da caixa d’água, dá uma passadinha na Construcasa Bordignon. Somos sua companheira de reforma e construção!
 

E mais...




Produto adicionado ao orçamento!   Ver Orçamento
WhatsApp