BLOG CONSTRUCASA BORDIGNON

COMO ESCOLHER PORTAS E JANELAS

2019-06-04 15:39:59

Escolher as portas e janelas é sempre motivo de dúvidas, seja na hora da reforma ou construção. Porta de madeira, de correr ou porta balcão? Janela de vidro ou persiana?

São tantas opções que as dúvidas só aumentam. Afinal, portas e janelas não são apenas elementos de decoração, elas precisam se adequar com o projeto arquitetônico e serem funcionais e práticas. 

Veja algumas dicas que separamos para te ajudar nessa difícil missão: escolha portas e janelas sem errar!

Custo x benefício
Tem quem acha que o segredo é escolher as mais econômicas. Na verdade, pensar assim pode ser perigoso. Infelizmente, objetos muito baratos tendem a ter qualidade inferior. E no caso de janelas e portas é importante priorizar a qualidade para não ter problemas futuros, como: emperrar na hora de abrir, adquirir cupins ou até sofrer com infiltração de água, entre outros. Lembre que na maioria das vezes o barato sai caro.

Janelas de vidro
As janelas de vidro têm seu charme, mas merecem atenção especial, pois na noite elas podem passar muita claridade para dentro e até tirar a privacidade. Janelas de vidro são indicadas para escritórios, sala, cozinha e corredores.

Tamanho da janela
O principal objetivo da janela é promover a iluminação e ventilar os ambientes. Por isso, é necessário saber o tamanho ideal da janela de acordo com o ambiente. Analise o espaço da parede, o tamanho do ambiente e a posição que ela vai ocupar. Assim você poderá determinar qual o tamanho será ideal.

Portas de madeira
Basicamente as portas de madeiras são divididas em três tipos. As ocas são revestidas de madeira e por dentro são ocas. As semiocas também são revestidas de madeira, mas por dentro possuem enchimento de madeira. E as maciças são feitas completamente de madeira. As portas ocas e semiocas não são tão reforçadas quanto as portas de madeira maciça. 

Largura das portas
O tamanho da porta deve ser proporcional à necessidade do morador. Por exemplo, se na casa tenha pessoas com cadeira de rodas, o espaço deverá ser maior. Além disso, a porta da entrada deve ser mais larga, para facilitar a entrada de objetos maiores e móveis. As portas internas podem ser mais estreitas, mas sempre levando em conta a necessidade de cada família.

Material escolhido
Os materiais mais usados são ferro ou aço, madeira, PVC e alumínio. Conheça as características de cada um:

Ferro ou aço: são opções que oferecem boa durabilidade, mas precisam de manutenção constante para evitar ferrugens.

Madeira: tem boa durabilidade e é um material versátil. Além disso, assegura bom isolamento térmico e acústico. Necessita manutenção regular para evitar problemas com umidade.

PVC: é versátil, tem boa durabilidade e é de fácil manutenção. Como pode desbotar, não é aconselhado para áreas com condições climáticas intensas, com muita chuva e vento.

Alumínio: não oxida, é leve, econômico e tem fácil manutenção. Porém, não é recomendado para todo tipo de ambiente.

Esperamos que depois dessas dicas tenha ficado mais fácil para você escolher a porta e janela para sua casa! 

Ainda ficou com dúvidas? Não tem problema. 

Venha até a Construcasa Bordignon que temos o que você precisa para sua casa!


 




WhatsApp