COMO ESCOLHER SEU PORCELANATO23/08/2021





Vamos ser sinceros, uma das partes mais difíceis quando o assunto é construção ou reforma é a escolha do piso. Afinal existe tantas opções...
 
O queridinho da vez é o porcelanato. Isso por causa das suas inúmeras vantagens bem como as diversas opções de tamanhos e cores.
 
E justamente pelo fato de ter tantos modelos é que fica a dúvida: qual porcelanato escolher?
 
Confira nossas dicas:
 

Considere o estilo do ambiente 

 
Antes de tudo é preciso definir o estilo do ambiente onde o porcelanato será aplicado. Como assim?
 
Se o ambiente for mais moderno e requintado, opte pelo porcelanato polido. Isso porque seu brilho confere um toque sofisticado ao ambiente e como aumenta a produção de luz, dá a impressão de um ambiente maior e mais iluminado. Para manter a elegância do ambiente opte em cores claras ou estampas marmorizadas.
 
Mas se o ambiente tiver uma pegada mais rustica, prefira um porcelanato acetinado, com uma estampa que representa cimento queimado ou madeira, tendo uma textura mais acentuada.
 

Metragem do local e quantidade de porcelanato 

 
Antes de comprar o porcelanato, você deverá realizar o cálculo da área em que o piso será aplicado, porque só assim saberá a quantidade exata de porcelanato a comprar.
 
Esse cálculo não é difícil: comprimento x largura. O resultado será o equivalente em metros quadrados. 
Para facilitar vamos por um exemplo: sua sala possui 3,00 m de comprimento por 4,00 m de largura. Assim o cálculo será 3x4= 12,00m2. Nesse caso precisará comprar a quantidade de porcelanato que cobrirá uma área de 12m2.
 
Mas é sempre bom comprar cerca de 10% a 15% a mais do valor necessário. Isso é importante no caso de ocorrer algum imprevisto durante a instalação, você já estará prevenido. 
 

Tipos de porcelanato 

 
Existes vários tipos de porcelanato, e os mais utilizados são:
 
Polido: é o mais sofisticado e o mais procurado. Possui brilho intenso e superfície completamente lisa. É indicado para salas, quartos e escritórios. Não é recomendado para o chão do banheiro, pois é o mais escorregadio de todos. 
 
Acetinado: possui a cobertura fosca e mais áspera. É ideal para áreas úmidas e externas.
 
Esmaltado: possui uma camada de esmalte e pode ter a superfície lisa, brilhante ou fosca. Para saber qual comprar e para qual ambiente é preciso consultar a classificação de uso. 
 

Tamanho do porcelanato 

 
Antes de comprar o porcelanato é preciso identificar se o tamanho da placa é adequado para o ambiente que pretende aplicar.
 
A dica fica por conta dos cuidados com os recortes. Afinal, a redução no rejunte garante que os cômodos sejam vistos como uma grande unidade, ao invés de várias pequenas. Sendo assim, o tamanho do porcelanato poderá deixar o ambiente mais clean.
 

Rejunte para porcelanato 

 
O rejunte tem por objetivo preencher as juntas de dilatação entre os pisos, além de proteger e impermeabilizar as laterais das placas.
 
O epóxi é um tipo de rejunte recomendado pelos fabricantes de porcelanato, pois é resistente à penetração de água, ao mofo e à formação de bactérias. Opte por uma tonalidade próxima a cor do porcelanato e tenha um resultado ainda mais bonito. Outras sugestões seriam o rejunte acrílico, o rejunte de porcelanato e o fugalite. Confira nosso post se tem dúvidas sobre qual rejunte escolher.
 

Escolha materiais de qualidade 

 
Esse é um tema que sempre deve ser repetido: qualidade é sinônimo de segurança e conforto.
 
Pagar um pouco mais por materiais de qualidade evita dores de cabeça no futuro. Sem mencionar que a longo prazo pode ser até mais econômico, pois evita gastos com manutenção e reinstalação do piso.
 

Cuidados com a pré-instalação do porcelanato 

 
Antes de instalar, limpe a superfície do chão, tendo certeza de que está seca e sem restos de argamassa, tinta ou óleo. É importante que a superfície esteja totalmente reta, sem elevações ou buracos.
 
Reveja o projeto para definir qual será o local de início da instalação do porcelanato.
 

Como limpar o porcelanato 

 
Para realizar a limpeza do porcelanato é recomendado utilizar produtos específicos para esse tipo de piso. 
Nunca utilize produtos abrasivos, pois podem danificar o esmalte e comprometer a durabilidade do piso. Use apenas um pano ou esponja macia para realizar a limpeza.
 
Agora que você já sabe como escolher o porcelanato para sua casa, venha para Construcasa Bordignon!
 

E mais...




Produto adicionado ao orçamento!   Ver Orçamento
WhatsApp