CONHECENDO OS LADRILHOS HIDRÁULICOS07/12/2020





Ladrilho hidráulico: um revestimento que tem seu lugar cativo na decoração de interiores. Motivo? São versáteis e estilosos, sendo utilizados para revestir paredes, pisos e até móveis.
 
História do ladrilho hidráulico
 
O ladrilho hidráulico surgiu há muito tempo atrás, nos mosaicos religiosos do Império Bizantino, no século XV. Após ganhar a fama, se popularizou na Europa do século XIX e foi ganhando o mundo com seu conceito artesanal.
 
Isso porque as peças são produzidas artesanalmente à base de cimento, nunca sendo totalmente iguais. Possui uma forma bruta, com diferenças de espessura e tom, apresentando grafismos típicos e coloração levemente desbotada, deixando as peças bem características. 
 
As primeiras peças chegaram no Brasil no século XIX, importadas de Portugal, Bélgica e França. Com o tempo algumas fabricas começaram a ser instaladas por imigrantes aqui. 
 
Com o surgimento dos porcelanatos e das cerâmicas, os ladrilhos hidráulicos ficaram um pouco de lado. Mas com o passar do tempo, eles voltaram com tudo. Afinal é uma pegada de valorização do patrimônio histórico.
 
Aplicações
 
Os ladrilhos hidráulicos garantem um visual retrô e alegre sem abrir mão do requinte e leveza da composição. Mesmo que sejam peças resistentes e duradouras, é recomendado a impermeabilização para prolongar a vida útil. Mas vamos ao que interessa: aplicações do ladrilho hidráulico.
 
Pisos
 
 
Se for utilizar ladrilhos hidráulicos nos pisos, é preciso ter uma atmosfera mais neutra ao redor, com paredes e móveis discretos. Afinal toda a atenção será direcionada ao piso.
 
Evite usar em local com muita circulação de pessoas, pois mesmo que seja resistente, ele pode se desgastar com o fluxo intenso. Em áreas assim, crie uma espécie de tapete de ladrilho, harmonizando os tons das peças com o restante do piso. O resultado será incrível!
 
Paredes
 
 
Os ladrilhos hidráulicos são muito utilizados nas paredes de banheiros e cozinhas, pois aliam personalidade e praticidade. Como os tons são bastante característicos, não é recomendado revestir todas as paredes com ladrilho.
 
O ideal é utilizá-los em meia parede, harmonizando com outro tipo de revestimento. Em projetos mais ousados, é possível usá-los em mosaicos, cobrindo a parede principal do cômodo.
 
Ladrilho hidráulico na decoração
 
Mesmo sendo peças artesanais, o ladrilho hidráulico é versátil para combinar, pois dialoga com diversos estilos de decoração. Pode ser aplicado de maneira coordenada como um desenho padrão ou em forma de mosaico.
 
No caso dos mosaicos é preciso um pouco mais de cuidado na harmonização das peças. Para conseguir um resultado impecável, faça um teste com várias composições antes de assentar elas. Junte tamanhos, padrões aleatórios e cores, até encontrar uma combinação que combine com o ambiente.
 
Para facilitar o trabalho, numere o verso das peças não errar no assentamento. Outra dica é fotografar as peças. 
 
Área externa
 
 
A área externa pede uma decoração mais descontraída. Nesse sentido, os ladrilhos hidráulicos são muito utilizados para revestir bancadas, demarcar caminhos de jardim e dar um toque de cor na borda da piscina.
 
Cozinha
 
 
Os ladrilhos são os queridinhos da cozinha. Pois além de trazer alegria ao ambiente, são práticos na hora de limpar. Podem ser utilizados nas bancadas e em meia parede na área da pia. 
 
Banheiro
 
 
O banheiro é outro lugar que costuma ter muita cor. Os ladrilhos hidráulicos conseguem trazer vida e cor para lavabos e banheiros de forma sutil. 
 
Em resumo...
 
Os ladrilhos hidráulicos são peças versáteis tanto em decorações modernas como em rústicas. São um verdadeiro sucesso quando o assunto é acabamentos, aliando funcionalidade, arte e estética. 
 
Quer se render aos encantos do ladrilho hidráulico?
 
Na Construcasa Bordignon você encontra porcelanatos e pisos cerâmicos com estampas de ladrilhos, além de resistentes vão dar um chame a mais na sua casa. 
 
Pensou em reforma ou construção, venha para a Construcasa Bordignon
 

E mais...




Produto adicionado ao orçamento!   Ver Orçamento
WhatsApp