CROMOTERAPIA: COMO AS CORES NOS INFLUENCIAM?11/01/2021





As cores têm um potencial incrível: deixam o ambiente mais vivo e ainda influenciam nas nossas emoções. 
É justamente por isso que a cromoterapia é importante. Você sabe o que é cromoterapia?
 
A cromoterapia é o estudo que explica a relação entre as cores e como cada tonalidade exerce influência em nosso corpo e mente. 
 
Como você pode usar a cromoterapia na hora de escolher as cores para sua casa?
 
Conceitos e aplicações
 
 
Os povos antigos, como gregos, babilônios e egípcios, já utilizavam as cores para fins medicinais. Com o passar do tempo, o conceito da cromoterapia foi ganhando novas aplicações. Mas a premissa básica se manteve: utilizar a energia das cores a favor dos humanos.
 
De acordo com a cromoterapia, cada cor carrega uma vibração energética diferente. Dessa forma, podem harmonizar o ambiente com seus efeitos. 
 
No século XVII, surgiu a psicologia das cores. A partir da experiencia do prisma, Isaac Newton descobriu que a luz branca era o resultado da soma de todas as cores existentes. E a partir daí surgiram muitos estudos científicos sobre a formação das cores e do impacto que elas causam nas pessoas.
 
Cores e significados
 
 
Agora que você já sabe o que é cromoterapia, vejamos algumas cores e como harmonizá-las na decoração da sua casa.
 
Amarelo
 
O amarelo está relacionado a alegria e espontaneidade, sendo conhecida como a cor da criatividade e comunicação. Quanto mais vibrante for a nuance, mais inspirador será o ambiente. 
 
A cromoterapia aponta que o amarelo estimula o intelecto, favorecendo a interação de pessoas mais introvertidas. Por isso, é uma boa escolha para home offices e escritórios modernos e descontraídos.
 
Azul
 
O azul traz sensação de relaxamento, leveza e harmonia. Segundo a cromoterapia, o azul ajuda a aliviar o estresse.
 
Por isso, é uma boa escolha para decorar quartos. Poderá investir em subtons de azul nos objetos decorativos.
 
Verde
 
O verde tem poder de trazer calma e naturalidade ao ambiente. Segundo a cromoterapia, os tons de verde acalmam e tem poder de melhorar a sensação negativa.
 
Vermelho
 
O vermelho é conhecido como a cor do amor e paixão. Nessa paleta estão incluídos os tons de laranjas e coral. São tons que estimulam e deixam o ambiente mais enérgico.
 
Como são cores estimulantes, não são recomendadas para dormitórios. Invista em ambientes como bibliotecas ou home office. 
 
Rosa
 
O rosa traz o aconchego dos tons pasteis com a vibração dos vermelhos. Segundo a cromoterapia, o rosa traz afeto e união, melhorando relacionamentos profissionais e pessoais.
 
O rosa é uma ótima escolha para harmonizar a decoração com uma pegada mais clássica.
 
Violeta
 
Os tons de violeta são intensos e estimulantes. Por isso é a cor da originalidade. Abuse dos tons nos detalhes decorativos da casa.
 
Branco
 
O branco é a união de todas as cores. É uma cor que transmite amplitude, leveza, paz e calma. Pode ser utilizado em qualquer ambiente da casa.
 
Preto
 
O preto é a ausência de cor. Segundo a cromoterapia, o preto tem o poder de isolar e repelir sensações negativas. Embora seja pouco usado na decoração, o preto pode criar ambientes sofisticados quando aplicado com equilíbrio.
 
 
O que achou de aprender um pouco sobre a cromoterapia? Por pensar nas sensações que as cores criam será mais fácil planejar a décor da sua casa.
 
Pintar as paredes não é a única maneira de aplicar a cromoterapia na casa. Aproveite e invista nos objetos decorativos e nas aplicações de cerâmicas.
 
Pensou em cores? Pensou em Construcasa Bordignon!

E mais...




Produto adicionado ao orçamento!   Ver Orçamento
WhatsApp