DIÁRIO DE OBRAS03/03/2020





Você sabe o que é um Diário de Obras?

O Diário de Obras, também conhecido como DO ou RDO é um documento da obra, que deve ser preenchido com atenção e seguir algumas regras importantes.

É nele que devem ser descritas todas as atividades que foram desenvolvidas na obra naquele dia, em cada frente de serviço. Também serão registradas as informações climáticas e, se elas interferiram a programação da obra.

No Diário de Obras deve-se incluir a disponibilidade dos recursos ou a falta deles, bem como os problemas que surgirem, como a quebra de máquinas e equipamentos. Caso ocorra algum acidente de trabalho, ele deve ser registrado, desde que autorizado pelo gerente de contrato ou acordado previamente com o cliente.

No caso de obras privadas, terá um espaço para a fiscalização fazer os seus comentários, junto com a assinatura. É obvio que estamos falando de obras maiores, como o caso de um prédio de apartamentos, um hospital, uma escola, etc.

Nessas obras, o Diário de Obras é um documento oficial para registro de ocorrências. Por isso, deve ser bem completo, contendo as atividades executadas, o efetivo e as interferências que atrapalham o início de novos serviços.

Um dos maiores problemas do Diário de Obra é o preenchimento incompleto ou inadequado. Para evitar esse tipo de problemas, veja como preencher o DO de maneira correta.
 
Como preencher o Diário de Obras:

•    O Diário de Obras deve ser preenchido no final de cada dia por cada encarregado, com os serviços executados pela sua equipe.
•    Deve ser entregue na sala de engenharia de produção para que os dados sejam compilados.
•    O profissional designado pelo engenheiro deve fazer o compilamento dos dados num único documento.
•    O Diário de Obras deve ser impresso em duas vias e entregue ao engenheiro que controla a produção para assinatura.
•    Após, deverá encaminhar as duas vias do DO para a gerenciadora/fiscalização.
•    A gerenciadora devolve a primeira via com os seus comentários.
•    O Diário de Obras é arquivado para futuras consulta. De preferência, ele deve ser arquivado em uma pasta separada por meses.

Não deixe o preenchimento do Diário de Obras acumular de um dia para o outro. Fique atento para que os encarregados cumpram com seu preenchimento!

Agora que você já sabe o que é e como preencher o Diário de Obras, dê uma passadinha na Construcasa Bordignon!

E mais...




Produto adicionado ao orçamento!   Ver Orçamento
WhatsApp