ESCOLHENDO O FORRO IDEAL 21/12/2020





É fato que boa parte do aconchego e da beleza de uma casa ficam por conta do acabamento. E nesse aspecto, estamos falando desde o revestimento até a pintura. E por que não o forro?
 
A escolha do acabamento pode revelar muito sobre as preferencias e o perfil de quem mora ali. E com o forro acontece o mesmo.
 
Além de garantir isolamento acústico e térmico, o forro contribui para deixar o projeto mais bonito e funcional!
 
Confira os tipos de forros e saiba escolher o forro ideal para sua casa:
 
Forro de gesso
 
 
O forro de gesso é um dos mais usados. Afinal, o forro de gesso oferece um acabamento implacável. É um forro que valoriza o ambiente. Existem dois tipos de forro de gesso:
 
Tradicional: é o mais usado. Consiste no uso de placas moldadas que são encaixadas lado a lado e presas por uma estrutura de arames. Apesar de apresentar um excelente custo-benefício, gera bastante sujeira na instalação.
 
Gesso acartonado ou drywall: é indicado para quem quer uma instalação pratica e rápida, com o mínimo de sujeira e excelente acabamento. 
 
O acabamento em gesso possibilita fazer a iluminação embutida, garantindo um ambiente mais charmosos e aconchegante. Além de proporcionar conforto acústico e térmico. Sem mencionar que reparos podem ser feitos sem qualquer dificuldade.
 
A única desvantagem é o fato de o gesso absorver umidade. Por isso, não é indicado para ambientes úmidos, como banheiro.
 
Forro de PVC
 
 
A praticidade e a rapidez na instalação fazem com o forro de PVC fique em destaque. Apresenta uma alta durabilidade, podendo durar até 40 anos. É resistente à umidade e é fácil de limpar, sendo perfeito para ambientes úmidos como lavanderias e banheiros.
 
A desvantagem fica por conta do isolamento acústico e térmico, que não é dos melhores. Mas pode contornar esse problema aplicando lã mineral entre o forro e o telhado. Outro ponto negativo é a baixa resistência ao fogo, por isso não é indicado para ambientes que estão expostos a altas temperaturas.
 
É encontrado no modelo tradicional branquinho, mas também tem variações de cores, até imitando a madeira.
 
Forro de madeira
 
 
O forro de madeira valoriza a estética do projeto, dando a sensação de aconchego. Além disso é atemporal, combinando perfeitamente com todos os tipos de projetos, desde os mais clássicos até os contemporâneos.
 
Não é indicado para ambientes úmidos. Mas caso queira colocá-lo, é necessário fazer o tratamento da madeira antes da aplicação. Também é importante ter cuidado com relação à infestação de pragas. Por isso, faça avaliações frequentes para eliminar qualquer proliferação logo no início.
 
Forro de bambu
  
 
O forro de bambu é uma nova tendencia de acabamento, resultando em um projeto mais sustentável, ecológico e econômico. Também proporciona um acabamento aconchegante e com ótimo isolamento acústico.
 
Como sofre desgaste natural com o tempo, é necessário renovar o acabamento. Mesmo assim, oferece um ótimo custo-benefício. Possui instalação rápida, prática e simples. É recomendado fazer o tratamento do bambu antes da instalação. Assim, evita proliferação de fungos e bactérias.
 
Forro de cimento aparente
 
 
O forro de cimento aparente combina bem com o estilo industrial de decoração, deixando o ambiente moderno e sofisticado. Por dispensar pintura, se destaca pelo baixo custo e rapidez na aplicação.
 
A ideia é aproveitar a laje, deixando o concreto aparente, sem fazer o rebaixamento. É resistente à umidade, podendo ser usado em áreas como banheiro e lavanderia. 
 
O único cuidado fica com a iluminação, pois o concreto diminui a luminosidade do ambiente. Mas esse problema pode ser resolvido definindo novos pontos de iluminação para que o ambiente não fique escuro.
 
Forro metálico
 
 
O forro metálico foi amplamente usado na década de 1960. Por isso é a escolha perfeita para quem quer um acabamento que remete a essa época. 
 
Além disso, apresenta várias vantagens, como alta resistência à umidade e uma grande variedade de formas disponível no mercado. Como é um material que pode ser pintado, poderá escolher a cor que desejar.
 
O único cuidado é se for instalar em áreas litorâneas, pois como é metal, a maresia tende a desgastar o forro. Também não é um bom isolante térmico e acústico. Por isso, use lã mineral na instalação e deixe o ambiente mais confortável.
 
Concluindo...
 
Esses são os principais tipos de forro. Já decidiu qual será utilizado no seu projeto?
 
Independente da escolha feita, de uma coisa temos certeza:
 
Pensou em construir ou reformar, pensou em Construcasa Bordignon!
 

E mais...




Produto adicionado ao orçamento!   Ver Orçamento
WhatsApp