FINANCIAMENTO PARA CONSTRUÇÃO19/04/2021





Quando pensamos em construção, logo lembramos do custo envolvido... E nessas horas, a saída é conseguir um financiamento para a construção.
 
É comum associar o financiamento com a CAIXA... Afinal, a Caixa econômica Federal é o banco que domina o mercado de financiamentos. Mas isso não quer dizer que seja a única opção existente.
 
Por isso, para escolher a melhor linha de crédito para a construção é preciso parar e responder a algumas perguntas: o que irei financiar? Qual valor será financiado? Qual é o melhor tipo de crédito? Qual será o custo do financiamento? Quais são as exigências?
 
Queremos te ajudar nessa etapa. Por isso, confira as dicas que separamos:
 
Como escolher o melhor tipo de financiamento para construção?
 
 
Para realizar uma construção é preciso de dinheiro, que será usado para adquirir o terreno, comprar os materiais e pagar a mão de obra. Até pouco tempo não era possível adquirir uma linha de crédito que cobria o terreno e a construção. Mas agora, isso é possível.
 
Por isso, a primeira coisa que deverá fazer é definir a linha de financiamento que escolher. Será terreno + construção, construção ou somente materiais?
 
Tendo a resposta, a próxima questão a definir será o valor estimado do imóvel. Saber isso é importante. Afinal nenhum banco irá financiar 100% do valor do imóvel. Se souber o valor do imóvel, permitirá saber quanto dinheiro você deverá possuir antes de solicitar um financiamento
 
Quer um exemplo? Digamos que deseja financiar um imóvel no valor de R$100 mil, e o percentual máximo financiável é de 80%. Nesse caso, você deverá contar com, pelo menos, R$ 20 mil antes de pedir o financiamento.
 
Uma dica: financie o mínimo possível. Lembre-se também de incluir no valor do imóvel os custos com taxas de cartório, prefeitura, honorários de arquitetos e engenheiros.
 
Com relação ao prazo de financiamento e a quantidade de parcelas, o melhor é analisar sua capacidade de pagamento mensal. O ideal é que a parcela não ultrapasse mais que 30% da sua renda familiar mensal bruta.
 
Exigências para um financiamento
 
 
Geralmente para autorizar um novo financiamento, as instituições financeiras fazem uma verificação completa do histórico e do perfil do solicitante. Cada instituição possui suas próprias exigências, mas as mais comuns são:
 
• Ter mais de 18 anos ou ser emancipado
• Possuir ficha limpa no SERASA
• O imóvel deve ser apenas para moradia própria
• Possuir capacidade de pagamento.
 
E os documentos necessários?
 
Mais uma vez, cada banco possui sua própria lista de documentos. Mas, geralmente, os documentos necessários para solicitar um financiamento de construção são:
 
• Alvará da construção emitido pela Prefeitura
• Planta baixa, fachadas e projetos auxiliares
• Cronograma físico-financeiro completo da obra
• Memorial descritivo de materiais e serviços
 
Como analisar uma proposta de financiamento?
 
Analisar uma proposta de financiamento pode ser um pouquinho complicado. Poderíamos ficar falando muito sobre esse ponto. Mas vamos simplificar.
 
Comece analisando o CET (Custo Efetivo Total). O CET representa o valor total que você irá pagar no final do financiamento. Ele considera o valor principal, os impostos, juros, seguro, tarifas e outras taxas. Em geral, o CET é apresentado como uma taxa de juros anual. Isso permite que você compare o CET entre as linhas de crédito com números de parcelas diferentes. 
 
Mas além do CET, analise também o percentual máximo financiável, o prazo de pagamento, o prazo de construção, se é permitido usar o FGTS, qual é o plano de reajuste e as condições de rescisão e de repasse.
 
Como comparar as linhas de financiamento?
 
 
O bom é que quase todos os bancos e instituições financeiras disponibilizam simuladores de financiamentos nos seus sites. Para isso, defina um perfil e faça simulações em pelo menos três sites. Claro que você deve usar o mesmo perfil em todos os sites.
 
Depois de ter feito as simulações, compare o CET e as taxas de juros para poder escolher a melhor opção. Compare também as condições de rescisão, repasse e as demais clausulas contratuais antes de assinar o contrato.
 
Como financiar sua construção na CAIXA?
 
Como falamos no início, a CAIXA domina o mercado de financiamentos. Por isso, vamos dar o passo a passo para conseguir o financiamento com a CAIXA:
 
Definir a modalidade: Você precisar ter claro o que você quer financiar.
Verificar se você atende as exigências: A principais são ter mais de 18 anos, ter ficha limpa e ter capacidade de pagamento.   
Definir o valor e prazo: Primeiro faça simulações no site até achar uma combinação que caiba no seu bolso. Depois, procure um correspondente da CAIXA para confirmar os valores da simulação. Ele irá te passar a documentação necessária para solicitar o financiamento.
Elaborar os projetos: Contrate um arquiteto para elaborar o projeto da sua casa conforme o orçamento definido no passo anterior.
Obter alvará da obra: Antes de pedir o financiamento é necessário ter o alvará da construção emitido pela prefeitura.
Organizar a documentação: Além dos documentos pessoais (CPF, certidão de casamento, comprovante de renda, etc), você deverá enviar para a CAIXA os projetos arquitetônicos e planilhas com o memorial descritivo da obra e cronograma físico-financeiro. Dependendo das exigências da prefeitura de cada cidade, casas com mais de 80 m2 devem enviar também o projeto estrutural, hidráulico e elétrico.
Enviar a documentação: Você deverá enviar a documentação do passo anterior para o correspondente da CAIXA do passo 3.
Assinar o contrato: Caso a sua solicitação seja aprovada, o seu correspondente irá te ligar para assinar o contrato. Atenção, o prazo do financiamento e cronograma começam a valer na data do contrato.
Começar a construção: A primeira parcela do financiamento só é liberada após você concluir a primeira etapa do cronograma.
 
Depois de contratado o financiamento, mensalmente o fiscal da CAIXA irá visitar a sua construção para verificar o andamento da obra. As parcelas do financiamento são liberadas conforme as etapas da construção e após a aprovação do fiscal.
 
Espero que tenhamos conseguido te ajudar a entender melhor como financiar sua construção.
 
Enquanto você espera a aprovação do crédito, venha na Construcasa Bordignon e faça o orçamento dos materiais necessários para sua obra!
 

E mais...




Produto adicionado ao orçamento!   Ver Orçamento
WhatsApp