FIQUE LIGADO NAS TOMADAS E INTERRUPTORES 18/05/2020





Se você está construindo ou reformando, certamente precisará adquirir tomadas e interruptores para todos os cômodos. Tomada de mais é um custo mais alto e de menos, é dor de cabeça com certeza! 
 
Tomadas
 
As tomadas são peças permanentemente energizadas e servem para ligações de equipamentos. Podem ser de sobrepor ou de embutir nas paredes. São caracterizadas por dois tipos:
 
TUG (Tomadas de Uso Geral): São pontos de tomadas destinados à ligação de equipamentos gerais com corrente de até 10A.
 
TUE (Tomadas de Uso Específico): São os pontos de tomadas que alimentam uma corrente superior a 10A.
 
Então, como saber a quantidade certa de tomadas?
 
De acordo com a norma NBR 5410 é recomendado instalar pelo menos uma tomada de 100VA em cada cômodo de até 6m2. E para cômodos maiores, deixar uma tomada a cada 5 m de parede. 
 
Mas se for pensar em cozinhas e áreas de serviço, é preciso mais. Além disso, equipamentos que geram calor precisam de tomada exclusiva. 
 
Já nos banheiros, coloque pelo menos uma tomada e garanta que ela esteja a uma distância mínima de 60cm do box.
 
Evite usar extensões, benjamins ou outras gambiarras. Instalações mal feitas consomem mais energia e causam problemas.
 
Interruptores
 
Existem três tipos de interruptores. Vejamos:
 
Interruptor simples: Como o nome já sugere, é o mais simples. Liga uma lâmpada a um interruptor. É indicado para ambientes pequenos e com apenas uma porta de acesso
 
Interruptor duplo: É indicado para ambientes maiores que tem apenas uma porta de acesso e podem ter a iluminação separada. Nesse caso, cada comando é responsável por uma lâmpada ou conjunto de lâmpadas.
 
Interruptor paralelo ou Three-way: É indicado para ambientes grandes ou que precisem de acionamento das luminárias em pontos distintos. É encontrado em salas conjugadas, quartos e escadas, pois permite ligar e desligar em cada extremidade.
 
Quando for instalar o seu interruptor, fique atento à altura: a medida padrão é de 110cm.
 
Tomadas e interruptores
 
Os detalhes fazem toda a diferença e essa regra vale para a escolha das tomadas e interruptores. Foi-se o tempo que eles serviam apenas para ligar e desligar aparelhos e luzes.
 
As linhas atuais apresentam design moderno e atendem a todo tipo de gostos. Vão desde os modelos básicos e brancos até aos modelos com acabamentos personalizados, com novas cores e texturas.
 
Relembrando, a quantidade e localização das tomadas e interruptores deve ser compatível com a capacidade das instalações elétricas gerais da construção e com as necessidades dos seus usuários. Vale lembrar que o projeto elétrico será de grande ajuda nessa hora.
 
Para sua segurança, recomendamos que a manutenção, troca ou instalação das tomadas e interruptores seja feita por profissionais habilitados.
 
Agora que você entende a função de cada um, venha para a Construcasa Bordignon escolher as tomadas e interruptores!
 
 

E mais...




Produto adicionado ao orçamento!   Ver Orçamento
WhatsApp