PRIMEIROS PASSOS PARA CONSTRUIR: FASES DE UMA OBRA11/02/2020





Está pensando em construir? Quer realizar o sonho de ter a casa própria?

Mas antes de começar a construir, é necessário pensar nas fases básicas de uma obra

A construção de uma casa passa por várias fases até que ela esteja completamente pronta. Por isso, tirar um tempinho para analisar essas fases ajudará a ter noção do que irá encontrar pela frente e não passar por nenhum susto.

Vamos lá!

Projeto de arquitetura
 
Aqui é o começo de tudo. É a partir do projeto de arquitetura que irão se desenvolver todas as atividades de projeto, planejamento, orçamento e construção. Antes de sair contratando um escritório de arquitetura, analise o portfolio dos projetos já realizados e consulte vários profissionais, já que o custo dos projetos varia muito.

Projetos complementares

Assim que for definido o projeto de arquitetura, você terá que contratar os projetos de estruturas, instalações hidrossanitárias, instalações elétricas, telefonia e internet. Seria bom pedir uma indicação de profissionais no próprio escritório de arquitetura.

Elaboração do orçamento
 
Aqui você terá uma noção de quanto custará a sua obra. Para poder realizar um bom orçamento, é preciso saber quais serão todos os materiais utilizados. Essa informação aparecerá no projeto executivo. Se você não possui um projeto executivo, poderá especificar todos os materiais que irá usar na obra para daí poder fazer um orçamento e fazer um levantamento de quantitativos. Falaremos sobre os tipos de materiais utilizados no nosso próximo post.

Planejamento da obra
 
O planejamento da obra serve como um guia que irá te ajudar a saber o que esperar de cada fase. Defina o início da obra e distribua o custo nas etapas, isso permitirá você saber quanto custará cada uma delas. Existem softwares de planejamento que auxiliam a fazer o planejamento. Outra opção é contratar o serviço de engenheiros de planejamento, eles irão te ajudar a determinar quanto tempo vai durar a obra.

Serviços preliminares

Essa fase é a preparação para iniciar a obra. Está incluído a limpeza e fechamento do terreno, montagem do canteiro e do barracão de obras e o serviço de terraplanagem. Após é feita a locação de obra com a montagem do gabarito e a definição dos eixos de execução das fundações e das paredes e divisórias, que ocorrerão mais para a frente. 

Fundação 
 
A fundação é que irá sustentar toda a edificação. Existem vários tipos de fundações. Para saber qual será utilizada na sua obra é preciso levar em conta o tipo de edificação e o tipo de solo do terreno.

Estrutura
 
A estrutura é formada por: pilares, viga e lajes. A importância da estrutura é tanta que, qualquer problema em uma das partes pode comprometer toda a obra! Por isso, utilize sempre materiais de qualidade e invista em profissionais que irão executar o trabalho de forma perfeita.

Paredes e vedações 
 
É a etapa de execução de alvenarias, chapisco, emboço ou reboco. As paredes também podem ser de gesso acartonado (Drywall) ou de divisórias. 

Cobertura 
 
A cobertura irá proteger a casa e contribuir para o conforto termoacústico. A cobertura mais comum na construção civil é o telhado, que conta com uma estrutura de apoio (metálica ou de madeira), revestida por telhas (podem ser de concreto, cerâmica, fibrocimento, alumínio, chapa galvanizada, etc).

Instalações hidrossanitárias

Inclui a instalação de água fria e água quente, esgoto e água de reuso (se houver). Essas instalações devem ser feitas com muita atenção e cuidado para evitar problemas futuros, incluindo vazamentos.

Instalações elétricas

É a passagem de fios, cabos e eletrodutos, seguida da instalação de interruptores e tomadas. A instalação deve ser dividida em circuitos protegidos por disjuntor.

Instalações complementares

Envolve a instalação de TV, internet, ar condicionado, gás e CFTV.

Acabamento
 
É a fase que reúne a realização de diversos serviços e costuma ser a fase mais demorada e cara. Qual o motivo? Porque reúne o trabalho de vários profissionais e conta com opções para todos os gostos e orçamentos. Veja as fases do acabamento:

1.    Revestimento
É a etapa onde serão assentados os pisos de cerâmica, laminados, porcelanatos, etc. 

2.    Esquadrias
As esquadrias são as janelas e portas. Existem vários tipos de esquadrias disponíveis no mercado.

3.    Pinturas
Inclui a pintura interna e externa. Essa fase envolve preparar as paredes, tetos e pisos, aplicar selador, aplicar massa corrida e a pintura propriamente dita.

4.    Louças e metais
Etapa onde serão instalados os lavatórios, box de banheiro, bancadas, armários, etc.

5.    Área externa e paisagismo
Aqui está incluído a área para churrasqueira, plantio de grama, cultivo do jardim e a piscina.

Limpeza final
 
A limpeza deve ser feita com tempo e cuidado. É nessa etapa que serão testados o funcionamento de todas as instalações. 

Todas essas etapas variam de acordo com o projeto: algumas podem ser puladas, alterada a ordem ou até nem existir. Por isso contrate profissionais especializados para elaborar os projetos, planejar, orçar e executar a obra.

Dessa forma, você terá economia de dinheiro e tempo, segurança, qualidade e bom gosto!

Agora que você já sabe quais serão essas etapas para construir sua casa, dá uma passadinha na Construcasa Bordignon

E mais...




Produto adicionado ao orçamento!   Ver Orçamento
WhatsApp