BLOG CONSTRUCASA BORDIGNON

SAIBA COMO CONSERVAR SEU PORCELANATO 

2019-10-02 10:40:27

O porcelanato é um dos melhores pisos que existe: é sofisticado e resistente. Por mais que seja fácil de limpar, o porcelanato requer alguns cuidados. Saiba como conservar seu porcelanato!

A primeira limpeza pós-obra requer muito cuidado, já que podem existir resquícios de produtos que podem riscar o porcelanato. Limpe o chão com uma vassoura de cerdas macias. O próximo passo é remover a película superficial das peças com a ajuda de um pano seco. Depois, utilize uma esponja macia e umedecida em água limpa para eliminar os resíduos de rejunte.
 

A limpeza do dia a dia é a mais simples. Requer apenas que você retire o excesso de poeira, pode ser varrendo ou usando um aspirador de pó que tem uma escova na ponta, para evitar possíveis arranhões.

Se o porcelanato é do tipo polido, mais liso e delicado, o melhor é usar vassouras de pelos ou de cerdas macias. Se o porcelanato é do tipo esmaltado, pode usar vassoura normal. 

Agora, se você é daquelas que só acha que tá limpo se passar pano, é preciso ter alguns cuidados. Em um balde, coloque de 3 a 5 litros de água e misture com uma colher de sopa de detergente neutro. 

Alguns produtos podem causar desgaste no brilho do porcelanato. Por isso, tome cuidado na hora de manusear eles: acetona, água sanitária, soda caustica, ácidos, escovas e esponjas ásperas. 

É recomendado fazer uma limpeza profunda a cada 15 dias ou uma vez por mês. Siga as instruções do fabricante: cada marca indica um produto específico que você deverá usar no porcelanato.

Para limpar bem o rejunte, poderá usar saponáceo cremoso, sem diluir na água, diretamente no rejunte. Deixe agir por 10 minutos e remova com a parte macia da esponja. Se você achar necessário, use uma escovinha ou uma flanela para limpar.

Outra dica para cuidar do porcelanato é colocar feltros e protetores nos pés dos móveis. Assim, poderá arrastar os móveis e mudá-los de lugar sem arranhar o porcelanato

O que fazer com as manchas? A regra “sujou, limpou”, é a melhor saída. Limpe logo, assim você removerá a sujeira antes que se transforme numa mancha difícil.

Mas, e a mancha já está lá? Cada mancha tem seu antidoto e você terá que descobrir qual é. Por exemplo, se a mancha for de cerveja ou vinho, use água sanitária diluída em água na proporção de 3 por 1, sobre a mancha por 15 minutos mais saponáceo cremoso. 

Você tem porcelanato na casa? Já sabe como limpar e conservar!

Ainda não revestiu sua casa com porcelanato? Venha para a Construcasa Bordignon!




WhatsApp