TIPOS DE BUCHA E PARA QUE SERVEM 08/02/2021





A bucha parece simplesmente um item pequeno, mas não é assim. É um item importante e essencial na obra. 
 
No mercado estão disponíveis vários tipos de buchas, sendo que cada uma delas foi desenhada para um material e uma finalidade específica. Vamos conhecer um pouco mais sobre as buchas.
 
Para que servem as buchas?
 
 
As buchas são peças responsáveis por fixar os parafusos nas paredes e tetos. São peças ocas e possuem uma rosca interna, que se expande quando um parafuso é rosqueado, deixando-o protegido e fixado na parede.
 
Devido ao formato e à textura, as buchas proporcionam o máximo de atrito com o concreto da parede, garantindo mais segurança às fixações e permitem a sustentação de objetos de diferentes tamanhos.
 
É possível encontrar buchas para cada tipo de parede. ou seja, existem buchas para paredes de tijolo maciço, bloco de concreto, drywall, divisórias, etc. 
 
Escolher o tipo certo de bucha
 
 
Escolher o tipo certo de bucha garante mais qualidade e segurança, aumentando a durabilidade da instalação. Afinal, cada tipo de bucha é feito para uma aplicação.
 
Por isso, o primeiro passo é avaliar o local de fixação da bucha. Em seguida, identifique a carga máxima que será suportada pela bucha de fixação. Assim poderá escolher a bucha certa para seu projeto. E evita danos e avarias às paredes, sem mencionar que garante a segurança das pessoas que usam o ambiente.
 
Tipos de buchas e suas aplicações
 
Confira os tipos de buchas mais comuns e acerte na hora de comprar a peça perfeita para a sua instalação!
 
Buchas S
 
 
A bucha S é o tipo mais comum, sendo usada em paredes de concreto, alvenaria, tijolo maciço e placas pré-moldadas. As peças são encontradas em dois formatos: com e sem aba. A aba é uma espécie de anel que limita a entrada da bucha na parede, evitando que ela se desvie do furo já feito.
 
Para usar este tipo de bucha, o ideal é fazer o furo na parede seguindo a especificação indicada na base da bucha. Se na bucha constar um número, use a broca de acordo com o número para perfurar a parede. Feito isso, coloque a bucha e aperte o parafuso até que esteja bem fixado.
 
Bucha Universal
 
 
A bucha universal pode ser aplicada em paredes construídas com materiais sólidos, ocos e de painel. Assim, é a escolha perfeita para materiais de base de ancoragem desconhecida ou mesmo para os seus momentos de dúvida.  Se não souber qual tipo de bucha usar, a universal pode ser a melhor opção. 
 
Buchas de nylon
 
 
As buchas de nylon se destacam pela alta durabilidade, pois são mais resistentes, sendo capazes de suportar mais peso.
 
Por conta da resistência a variáveis como o envelhecimento, a oxidação e influências climáticas, as buchas de nylon são indicadas para fixação em uma superfície oca, por exemplo, ou em uma rede de tijolos com disposição.
 
Buchas FU
 
 
A bucha FU é o modelo aplicado em paredes com espessura superior a 6mm. O seu uso é recomendado para furações feitas em tijolos vazados, perfurados ou maciços, em concretos ou concretos celulares, em placas de gesso acartonado. Normalmente, as buchas FU são usadas para instalação de trilhos de cortinas, prateleiras e toalheiros. 
 
Bucha metálica expansiva
 
 
A bucha metálica expansiva é um dos tipos de bucha mais resistentes. É usado em divisórias, pois oferece fácil manuseio. Por isso, é perfeita para uso em tetos de gesso, chapas em arco, placas de fibras prensadas ou aglomeradas, placas de gesso com fibras e placas maciças. 
 
Buchas de expansão
 
 
A bucha de expansão é um modelo que se destaca porque o parafuso é pré-montado na bucha. É o mais indicado para uso em paredes de drywall, forros de gesso, divisórias em geral e placas de fibra.
 
Bucha para drywall
 
 
Como o drywall é uma alternativa de construção a seco, esse é um dos tipos de bucha mais importantes, pois assegura o suporte do peso nas paredes. São três os tipos de buchas para drywall
 
Bucha-parafuso: suporta até 15 kg
Bucha de expansão: suporta até 30 kg
Bucha basculante: pode aguentar até 50 kg
 
Além de serem aplicadas no drywall, esses três tipos de buchas também podem ser usados em paredes de gesso.
 
Como escolher a bucha certa
 
 
Como já vimos, existem uma série de variáveis que precisam ser analisadas na hora de escolher a bucha certa. Confira algumas dicas que vão te ajudar nessa hora:
 
Conheça a demanda do seu projeto: Antes de pensar qual tipo de bucha você irá usar, é preciso conhecer os detalhes do seu projeto. O que vai ser instalado? Quais são os resultados esperados? Entender o porquê da fixação é importante em cada caso.
 
Verifique qual será a base de ancoragem da bucha: A bucha será fixada em uma parede de tijolo, concreto bloco, drywall ou madeira? A resposta para essa pergunta ajuda a escolher o tipo de bucha para o projeto.
 
Saiba exatamente qual a carga precisa ser suportada pela bucha: Instalar uma prateleira para livros em uma parede de gesso requer um tipo de bucha mais resistente e apropriado para essa carga. Já a furação para um pequeno quadro decorativo em uma parede de alvenaria exige outro tipo de bucha. Esses exemplos mostram que além de conhecer para qual finalidade será usada a bucha, saiba qual é a carga máxima que ela precisa suportar.
 
Priorize a compra de produtos de qualidade: Na hora da compra, prefira buchas produzidas por marcas conhecidas com garantia de qualidade assegurada. Não coloque em risco a segurança de um projeto por conta do uso de buchas inadequadas ou com qualidade inferior.
 
Identifique e combine os diâmetros da broca da furadeira, do parafuso e da bucha: Escolha buchas e parafusos com o mesmo diâmetro. Já a broca da furadeira pode ser um ou dois números menores. Assim, diminui o risco de fazer um furo maior do que o necessário. 
 
Faça a furação e use o tipo de bucha adequado: Com todos os diâmetros calculados e combinados, faça a furação, instale a bucha e aperte o parafuso. No final, verifique sempre se a fixação está correta e firma. Assim, evitará danos às paredes e previne possíveis quedas de objetos.
 
Conhecer os tipos de bucha garante a qualidade do projeto e a segurança de todos que estão no ambiente!
 
Pensou em construir ou reformar? Venha para a Construcasa Bordignon!
 

E mais...




Produto adicionado ao orçamento!   Ver Orçamento
WhatsApp