USANDO EFICIÊNCIA ENERGÉTICA03/05/2021





A escassez dos recursos naturais é algo que tem tomado importância e se destacado tanto por empresas, pessoas como por órgãos governamentais. Tanto é que no Brasil, o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE), o governo está trabalhando para que todos os setores sejam envolvidos em uma política com foco na conservação de energia.
 
E é nesse contexto que a eficiência energética ganha relevância. 
 
O que é eficiência energética?
 
Em termos simples, a eficiência energética nada mais é que usar a menor quantidade possível de energia para atender às demandas de luz, calor e frio da construção. Sempre oferecendo conforto e comodidade para as pessoas que usam o ambiente e contribuindo para a conservação de energia. 
 
Em outras palavras é usar o mínimo de recursos para obter o máximo efeito, aplicando o conceito que menos é mais. É possível buscar a eficiência energética com muito ou pouco dinheiro.
 
Calcular o consumo de energia
 
 
Vamos por o conceito da eficiência energética em prática. Para isso vamos ver um cálculo e assim aprender a economizar.
 
Identifique a potência do equipamento elétrico: a potência é apresentada em Watts (W). Geralmente ela vem estampada no produto ou na embalagem. Um bom exemplo é o chuveiro, que consome 3.600W.
 
Calcule o consumo do equipamento: para isso, deverá multiplicar sua potência pelo tempo de funcionamento em horas. Vamos continuar com o exemplo do chuveiro. Suponhamos que ele é usado durante 3 horas por dia. Então: 3.600 x 3 horas = 10.800 Wh por dia.
 
Faça a conversão do valor encontrado para kW: é preciso fazer a conversão para kW (quilo Watts hora). Isso é essencial porque a conta de energia usa essa medida. Para chegar nesse valor, basta dividir o consumo diário por mil. No caso do chuveiro seria: 10.800Wh/h / 1000 = 10,8 kW/dia.
 
Calcule o consumo mensal do equipamento: para isso use a seguinte fórmula Consumo = Potência do aparelho em Watts x horas de uso por mês/ 1.000. vejamos um exemplo: 4 lâmpadas de 100W ficam acesas 4 horas por dia durante 30 dias. Então o cálculo será 4 x 100 W x 4 horas/dia x 30 dias/1.000 = 48 kWh/mês.
 
Faça o cálculo para todos os equipamentos: depois de identificar o consumo mensal de todos os aparelhos usados na sua casa, poderá fazer a somatória total do consumo em kW/mês e conferir se o valor cobrado na fatura de energia está correto. Para isso, basta multiplicar o total encontrado pelo valor da tarifa vigente em seu Estado.
 
Razões para investir na eficiência energética
 
 
Agora que você sabe o que é eficiência energética e como calcular, confira os benefícios dessa prática:
Economia de energia e de dinheiro: investindo boas práticas que visam garantir a eficiência energética, você economiza os recursos naturais e o seu dinheiro. 
 
Redução de desperdício e foco no bem-estar das pessoas: investir na eficiência energética contribui para combater o desperdício, tornando sua casa mais sustentável e confortável.
 
O meio ambiente se torna mais saudável: investir na eficiência energética contribui para melhorar a saúde das pessoas e até do planeta, pois diminui a quantidade de elementos poluentes. 
 
Mas além de calcular a eficiência energética é preciso pôr em prática certos hábitos. Por exemplo, o incentiva à mudança de hábitos de consumo. Confira:
 
Eficiência energética na estrutura de alvenaria
 
 
Quando for projetar a estrutura de alvenaria da sua obra, pense em como poderá melhorar ainda mais o aproveitamento energético, em especial do ponto de vista térmico. 
 
Como assim? Utilize paredes, pinturas e acabamentos que isolem o ambiente de fontes externas de calor. Assim manterá o ambiente interno refrigerado a uma temperatura ideal.
 
Também invista em lajes com melhor absorção de energia. Poderá investir em mantas térmicas que dissipam o calor no verão e mantem o ambiente aquecido no inverno.
 
Eficiência energética no projeto de iluminação
 
 
Substituir as lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes ou de LED ajudará a reduzir o consumo de energia significativamente. Sendo assim, invista em lâmpadas econômicas na hora de realizar o projeto de iluminação!
 
Eficiência energética no uso de equipamentos
 
 
O Inmetro orienta o consumidor por meio de etiquetas informativas que revelam a eficiência energética dos eletrodomésticos. Os produtos são identificados com etiquetas que vão da letra “A” a “G”, sendo o “A” para os mais eficientes.
 
O objetivo dessas etiquetas é oferecer informações precisas, para que o consumidor possa avaliar o consumo de energia dos eletrodomésticos e assim, adquirir um produto com maior eficiência energética em relação ao consumo. 
 
Eficiência energética na instalação de painéis solares
 
O painel solar contribui para minimizar o impacto e até pode eliminar a sobrecarga do consumo de energia. A adoção de sistemas de aquecimento solar diminui o consumo de demanda do sistema elétrico nacional. Assim é possível reduzir também os investimentos em sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia.
 
Eficiência energética: um compromisso de todos
 
 
Focar na eficiência energética deve ser um compromisso de todos: pessoas nas suas casas, empresários nos seus comércios e indústrias, bem como o governo apoiando esse movimento.  Afinal, estamos falando da saúde e sustentabilidade do planeta!
 
Quer começar a implantar a eficiência energética na sua casa?
 
Venha para a Construcasa Bordignon e confira os materiais elétricos que temos!
 

E mais...




Produto adicionado ao orçamento!   Ver Orçamento
WhatsApp